quarta-feira, março 21, 2007

A insustentável leveza da razão

Carla, direi eu pois é o seu nome..., no fundo a culpa de eu ter sido tão parvo é tu seres tão bela. Pensei nos teus finos ombros. De longe, de frente, podemos vê-los a guardarem-te o coração enquanto nos olhamos nos teus olhos.
Pensei, pensarei eu, que tavas habituada à kylerice, mitralhice e velhacaria.

segunda-feira, março 19, 2007

Sachbach

10:00:
- E então tudo no sítio? - pergunta a bajuladora vazia. Esta pergunta vinda de uma pessoa com cara de nojo, que não muda nem mesmo com a maquilhagem, um caso irreversível mas os médicos acharam por bem não dizer nada coitadita, já para não falar na perda abismal de peso que como as osgas, deve ter pespegado nalgum rolo de papel de cheiro de àgua de rosas.
Enquanto pensava nesta absurdidade de cumprimento, vomitei-lhe um seco:
- tá-se.
Sujei-lhe aquele fato barato com o desprezo da indiferença. É que para além da sua aparência madura, as suas piadas são deploráveis, das quais se ri ainda mais alto que os outros ... isto é o paradigma da lisonja ... não, isto é a auto- lisonja. Se ela não gostar de si quem o fará? Exceptuando o pobre diabo que a atura ... ela adula-se permanentemente e como anda mais magra pergunta às pessoas; e então tudo no sítio?.
A loucura existe. Má e boa. Em ambos os casos não se deve dar grande intimidade aos loucos ... é chato, aborrecido tentar manter uma conversa madura com eles, e depois, são loucos ...

domingo, março 04, 2007

Estamos em Vila Real

E então vamos à looks? - confirmei.
A looks, provavelmente bastante menos luxuosa que a lux da mourada. Mas mais conscênciosa, repare-se : a looks é modesta e humilde e menos dada a radicalismos. Porém a semana de trabalho havia sido longa .
Conversa pra lá, conversa pra cá e já são quatro, hora de abandonar o XOTS BAR ao som de frases inspiradoras para abraçarmos a looks.
" Gostavas de: ____________________" ou " Saímos da cápsula" ainda que no fundo todos vivemos dentro de uma grande cápsula à espera que os nossos amiguinhos americanos, no espaço de vinte anos no máximo, inventem as naves voadoras, para que cada um de nós como sublinhou e muito bem, o rax, possamos ir apagar fogos no verão e finalmente acabar com os números astronómicos de mata ardida todos os verões. E isso está apenas a um pequeno passo temporal de duas décadas.
Só em portugal se pensa tão à frente. O pior é que depois da ressaca esquecemos tudo. Ou o melhor vá.
Eram quatro fomos à looks mas enfim o acto de ir à looks em Vila Real é como a última hipótese para as meninas nos observarem ... enquanto se espera uma oportunidade de meter conversa e salvar a noite, o mínimo que seja para edificar futuras noites, picar o ponto.
Mas esta looks é humilde e modesta e menos dada a radicalismos que a outra...

quinta-feira, março 01, 2007

Mas que simpático ...

- Devemos ser mais simpáticos que vocês... - sorriu -me ela enquanto levantava os pratos.
- Os outros não sei mas tu és muito querida - disse interrompendo o silêncio. Como se para mim tanto se me desse que ela fosse simpática. No fundo as miúdas de 21 anos são simpáticas ainda que como alguem me dissera ela era uma em cem...
Acabou de levantar as mesas e não me disse nada. Provavelmente ela sabia que ser simpática ou querida, em especial querida e nos dias que correm, não era grande elogio ou observação. O seu silêncio tipo chuva em mar calmo indiciava porém uma recepção indiferente à minha tirada bastante querida.
Olhei em frente e matei o assunto com o silêncio casual como se toda a gente soubesse que ela , a Juliana, era muito querida e que eu apenas tinha confirmado um facto trivial e quotidiano.
Enfim, ela não se apercebeu completamente do que estava por detrás do que havia dito, em primeiro porque no fundo consegui não parecer obsequioso e em segundo porque as raparigas de 21 anos, algo inseguras de si mesmas simplesmente não encaixam ainda bem este tipo de elogios referentes à sua simpatia... daí o silêncio.
- Devo andar bêbeda de tanta cola que bebi... - voltou ela com um enorme sorriso metálico a iluminar-lhe as diferentes cambiantes colores do seu alvo rosto.
- Pois é deves mesmo andar bêbeda, andas por aí toda simpática a rires-te para toda a gente ... - mais uma vez a dar - lhe gás, espetei-lhe com esta tirada estúpida, baseado no facto de ela estar bêbeda com cola.
- Eu sou simpática pós meus amigos?!! - o.k., pensei, não apanhou o isco ... disfarça!
- Sim eu sei, mas com a cola toda que bebeste andas muito mais simpática não é? - disse , recolhendo o lixo e fingindo estar ocupado. Ri-me , matei o assunto e desapareci...
A culpa havia sido minha, fui obsequioso, ou como diria o Milas foi mas foi a Puta da Ganância. A Puta da Ganância.